O que é a recuperação de negócios? E mais importante… como se pode acelerar esse processo de recuperação?
No início do ano 2020, quem iria prever que, passadas algumas semanas do começo de um novo ano, a Europa fecharia as suas fronteiras, empresas se fechariam e as ruas permaneceriam desertas durante vários meses? E ainda… que a Mãe Natureza começaria a reconstruir-se em lugares turísticos que estão, normalmente, cheios de pessoas?
O impacto nos empresários de negócios locais…
A COVID-19 deu a volta ao jogo, por assim dizer. Não apenas na forma como tivemos que viver as nossas vidas, mas também como adaptámos as estratégias dos nossos negócios para nos ajustarmos ao cenário atual!
É por isso que consideramos importante refletir sobre a inovação dos empresários de negócios locais. Como por exemplo: Que medidas implementaram para se adaptarem a esta crise? Uma crise que não só afetou os seus clientes, mas que afetou comunidades inteiras também!
A COVID-19 obrigou os empresários a repensar a forma “normal” de fazer negócio, levando-os a aceitar a ideia de mudança. E, para se adaptarem e prosperarem, os empresários mais criativos e inteligentes irão continuar a desafiar a forma de fazer as coisas.
Estas adaptações incluem: usar lojas online, oferecer entregas de comida ao domicílio, fazer aulas virtuais, organizar videoconferências e implementar mais soluções filantrópicas para apoiar trabalhadores essenciais. De uma forma ou de outra, os proprietários de negócios inteligentes adaptaram-se, e adaptaram-se a um bom ritmo!
Quase todas as ideias empreendedoras começam com alguém que identifica uma possibilidade e arrisca…
Por cada Airbnd ou Uber que nasce, existe uma empresa pop-up de catering ou um artesão que gere o seu espaço num mercado local. No futuro que se avizinha, estes empresários irão precisar de dinheiro vivo para relançar os seus negócios. Eles também precisarão de clientes com dinheiro vivo na mão para ajudar a sua ideia a crescer!
À medida que os países começarem a sair do estado de emergência, iremos começar a ver muitos negócios a ativar os seus próprios planos de recuperação.
A fase de recuperação de negócios…
“A disponibilização de uma quantidade adequada de dinheiro vivo é crucial para o funcionamento da economia. Mesmo em tempos normais, na zona euro, três quartos das transações feitas pelos consumidores são feitas usando dinheiro vivo, com países grandes como a Alemanha, Espanha ou Itália a apresentar taxas de utilização de dinheiro vivo próximas ou mesmo acima da média da zona euro. Assim, o dinheiro vivo continua a ser o método de pagamento dominante para os consumidores, e ele é fundamental para a inclusão social de cidadãos vulneráveis, como idosos ou grupos de pessoas com baixo rendimento.”
Fabio Panetta do Banco Central Europeu refere no seu mais recente artigo do blog.
Por isso, durante a fase de recuperação de negócios, alguns modelos de negócio irão funcionar bem oferecendo, apenas, pagamentos digitais, mas outros não.
É evidente que, para uma grande parte das pessoas, agora, é hora de ser mais comedido com gastos, especialmente porque esta é uma altura em que muitos negócios estão a começar a recuperar dos desafios que a COVID-19 trouxe. Isto pode incluir oferecer uma gama completa, se não mesmo ampliada, de serviços que encorajem os clientes a gastar.
Oferecer serviços de pagamento…
Mantendo um serviço de caixa automático (ATM) local, tudo isto pode ser feito!
Os equipamentos que suportam pagamentos digitais podem ser caros. Por isso, considerar um ATM que paga uma renda mensal ao seu negócio é, realmente, a opção mais inteligente, principalmente se quer utilizar e maximizar o espaço do seu negócio! Além disso, a entrada regular dessa renda mensal apoiará a recuperação geral da sua empresa.
A crise “COVID-19” mostrou-nos como funciona um cenário de pagamentos flexíveis. Apesar de termos confiado em métodos de pagamento digitais durante esta crise, é importante que qualquer proprietário de um negócio perceba como é fundamental maximizar a receita da sua empresa. Acreditamos que isto apenas pode ser feito pela escolha – escolha de produtos, de serviços e de métodos de pagamento.
Depois da COVID-19, se os negócios sobreviverem e prosperarem, temos que dar aos empresários todas as oportunidades para que tenham sucesso, e isso significa dar-lhes a eles e aos seus clientes opções de escolha e conveniência.
Para mais informações sobre a nossa proposta de ATMs e oportunidades de aluguer, entre em contacto connosco aqui.