Um novo ano é uma excelente altura para reorientar os objetivos do seu negócio e começar 2022 em alta. Neste blog, procuraremos motivá-lo com o seu novo planeamento de negócios e fornecer-lhe algumas orientações a ter em conta, ao traçar as suas estratégias de negócio.
O conhecido ditado “Ano Novo, Vida Nova” torna-se verdadeiro para aqueles empresários que fazem da “construção de um negócio” a sua resolução de Ano Novo. Pode ser que esteja a procurar melhorar a forma como a sua empresa atuou no ano passado e aproveitar assim o Ano Novo como “um sinal” para o fazer.
Qual foi o seu sucesso no ano passado?
Defina o que consideraria um sucesso para a sua empresa. Depois reveja os dados do ano passado, para que possa verificar o que precisa fazer de forma diferente este ano!
Há muitas maneiras de medir o seu sucesso a partir de 2021. Compare o rendimento total que obteve em cada mês e descubra a percentagem de aumento ou de diminuição. Olhar para estes dados irá ajudá-lo a estabelecer os seus objetivos para 2022.
Se o seu objetivo principal não for baseado no rendimento, existem outras estatísticas que poderá medir. Veja as classificações dos seus clientes em relação à prestação de serviços da sua empresa – ao avaliar o feedback dos clientes irá compreender o que fez mal e o que pode melhorar para apoiar as necessidades dos seus clientes em 2022.
Que objetivos de negócio gostaria de atingir este ano?
Um dos passos mais importantes para o seu plano de negócios para 2022 é decidir sobre os seus objetivos para o ano! Pergunte a si mesmo o que gostaria de alcançar este ano? E seja específico, isto é, não ter objetivos óbvios como “ganhar mais dinheiro” ou “fazer crescer o negócio”. Em vez disso, certifique-se de que os seus objetivos são estruturados, realistas e relacionados com certas áreas ou departamentos.
Se pretende ‘ganhar mais dinheiro’, por exemplo, considere definir alguns objetivos de vendas e melhorar os seus processos. Isto pode passar por investir mais dinheiro em marketing e publicidade, ou por exemplo, implementar uma ferramenta de gestão de vendas que permita aos seus colaboradores gerir a carteira de clientes de forma mais eficiente.
Compreender a diferença entre objetivos e metas é crucial. Um objetivo, é um alvo a longo prazo que ajuda a direcionar as suas atividades comerciais no caminho certo, sem ter de se preocupar com os detalhes. Uma meta tende a ser mais específica: é quantificável e de duração determinada. Por exemplo, expandir a sua rede seria o objetivo mas a forma como o faria seria a meta. Ambos são importantes para a sua estratégia empresarial.
Já considerou mudanças no mercado?
O novo ano pode ser visto como um novo começo. Uma das maiores diferenças que um negócio pode ter que considerar, são as mudanças que ocorrem no mercado em que opera e vende.
Compreender as mudanças no seu mercado é importante para o crescimento do negócio. Trata-se de saber o que os seus consumidores ou clientes precisam de si. Se, por exemplo, a tecnologia está a mudar drasticamente a forma como os consumidores gostam de fazer compras, então terá de considerar como pode implementar estas mudanças no seu negócio, como códigos QR ou ter apoio através de comércio eletrónico. Se acha que o comportamento de compras do seu consumidor é suscetível de mudar durante 2022, então fique à frente “do jogo” e comece a colocar em prática medidas para os apoiar!
Outros mercados a considerar são os seus concorrentes. Ajuste a sua estratégia de vendas ou de marketing em 2022 de modo a ter em conta potenciais novos concorrentes do setor, que possam aparecer no mercado.
O que pode melhorar internamente?
Está tudo bem e tem bem planeado como irá anunciar os seus produtos e vender aos clientes… mas já pensou no que está a acontecer internamente para apoiar isso?
A infraestrutura é fundamental. Reserve tempo para alinhar as suas estratégias com a infraestrutura do seu negócio e verifique se tudo está a funcionar como deve ser. Não quer que a sua força de trabalho seja distraída por software/tecnologia desatualizada e processos tediosos e morosos.
A forma como comunicamos é fulcral para o sucesso. Tente colocar-se no lugar dos seus clientes, fornecedores, colaboradores e outros parceiros comerciais … a sua comunicação tem sido tão eficaz quanto poderia ser? Quer seja escrita ou verbal, dar uma boa vista de olhos à forma como tem comunicado o seu negócio, pode destacar as áreas que precisam de ser melhoradas e isto pode, em última análise, conduzir a melhores negócios e relações comerciais!
A indústria retalhista tem estado numa verdadeira montanha-russa durante a pandemia. Numa altura em que as multidões são menos atrativas, o pequeno retalho triunfou contra os seus maiores rivais. Mas à medida que as coisas começam a acalmar… que apoio haverá para os pequenos retalhistas independentes? Consulte o nosso blogue para mais informações.